sexta-feira, 26 de junho de 2009

A nossa trilha sonora

Realmente a vida pode ser comparada a um filme. Na verdade, "o filme pode ser comparado à vida" seria a melhor frase. Mas aqui não penso em trazer todas as semelhanças, em nenhum momento esse será meu intuito. Falo apenas sobre trilha sonora. Momentos onde músicas são tão ou mais importantes do que a cena em si. Ou quando elas dão cor ao ocorrido. Ao ler isso você, meu caro leitor, não fará ideia do frio na barriga que sinto agora, ao lembrar de só algumas delas. Músicas que marcam momentos familiares, que marcam beijos, promessas de amor, festas divertidas, momentos especiais da minha vida, amigos. Da infância até os dias de hoje. Sem a menor dúvida, a música é a maior ligação do homem com o divino, a melhor forma de encontrar a melhor parte da essência do ser humano. Quem não se emocionou ao menos uma vez ouvindo uma música qualquer? E não ficarei aqui no lugar comum das músicas "belas". Digo chorar ouvindo qualquer música, que nos fazem lembrar em que contexto tocava aquela trilha sonora. Esse é o poder da arte. É a soma de todas elas juntas. Um som traduz um sentimento ou uma bobagem qualquer. Eu quando muleque ouvia meu pai tocando durante horas e horas. Um pouco mais velho, comecei a tocar. Depois de um tempo meu pai se foi, e a música ainda nos ligava e nos liagará pela eternidade. E pensem em algo que pode fazer isso? Somente o amor... Ou seja. Tão forte quanto o amor, está a música. Pois em ambos o sentimento humano é exposto sem máscaras, sem vergonha, sem limites, sem medo. Nos faz gritar, pular, dormir... nos cura. Pois então, desligue a TV e vá ouvir uma música. Ou talvez compor uma. Pois até para se ficar na eternidade, melhor caminho não há. Obrigado à todos que ouviram as muitas canções do mundo comigo e obrigado aos que construíram minha trilha sonora. Sou grato por cada nota, acorde, melodia, sensação. Por cada novo dia, nova cena, onde os sons se misturam aos desejos de se chegar mais perto do divino. Que vivam, assim, a música.

4 comentários:

  1. bom.. eu tenho como comentar alguma coisa depois de tudo isso? já tá tudo aí! a única coisa a fazer é balançar a cabeça, dar um suspiro profundo e dizer - é verdade... (justamente hoje tive prova de trilha sonora, e devo ter ido bem, afinal eu adoooro isso! =D) beijo, Alê!

    ResponderExcluir
  2. (também tenho um post sobre música! de 2007, tem um tempinho já.. http://cmil.blogger.com.br/2007_10_01_archive.html
    "Music was my first love
    And it will be my last." =D)

    ResponderExcluir
  3. "A música nao vai parar..." - Alexandre Sansão

    ResponderExcluir
  4. "Sem a menor dúvida, a música é a maior ligação do homem com o divino, a melhor forma de encontrar a melhor parte da essência do ser humano." -concordo plenamente.
    "Pois então, desligue a TV e vá ouvir uma música. Ou talvez compor uma." Cara, eu sigo esse exemplo há um tempão e garanto que vale a pena (principalmente o segundo). ;D Realmente, musica é Vida. Um Grande abraço Xande!

    ResponderExcluir