sábado, 5 de maio de 2012

#vamosjogarbola?


Andam criticando a nova propaganda do Itaú. Eles tem razão. Acho que não temos mesmo que jogar bola. O melhor é ensinar para nossas crianças que tudo dará errado. Um evento esportivo não é nada demais. Vamos, daqui para frente, pensar melhor. Vamos criar vários eventos sobre ciência e tecnologia, que é disso que o Brasil precisa. Avanço científico e problemas. Antes fosse simples assim. Aliás, chega, né? Todo dia ao abrir todas as páginas na internet vejo um bando de gente falando de problemas e problemas. Como se falar sobre eles resolvesse. Não, meu caro idiota, não tenho feito nada para resolvê-los, assim como você. E não vejo motivos para uma revolução armada agora. Mas quero mais arte, menos blá blá blá. Eu quero brincar. Todo dia!
Vamos por partes, antes que me enrosque e me crucifiquem (se lerem).
Primeiro ponto: concordo que o Brasil precise melhorar sua educação. Acho indispensável e acredito na educação salvando vidas (comigo tem sido assim, por exemplo).
Segundo Ponto: Claro que o país precisa avançar suas pesquisas, incentivar a ciência…
Terceiro Ponto: Óbvio que o país usa certos artifícios para mudar o foco de escândalos. Claro que o país está afogado em corrupção.
O que quero dizer, e espero já ter ficado claro, é que tudo o que se falou sobre a propaganda, em relação ao que o país precisa, está correto.
Mas daí vem a questão: é só isso? Não digo que a intenção seja boa. Se trata de uma propaganda de uma patrocinadora oficial da Copa do Mundo de 2014. Há muito dinheiro envolvido. MUITO! Esse é o viés óbvio e mercadológico. Aos que não assistiram televisão nos, sei lá, últimos 50 anos, as coisas tem sido assim mesmo. Acostume-se.
Mas vamos ver a mensagem com calma. Ela diz: “Vamos jogar bola”. Mas em seguida, dá uma definição para o que a propaganda entende como “jogar bola”. “Jogar bola é ir em frente, é arregaçar as mangas”. Ou seja, já aí está oculta uma mensagem, que indica que “jogar bola” nesse contexto tem algum significado além. Daí não quero continuar analisando cientificamente o restante. Vamos pra onde quero chegar.
Primeiro, acho que a propaganda só foi usada por um bando de pseudo-intelectuais para falar o óbvio: do que o país precisa, do como deveria ser, do que acham, chamar os jogadores de burros, e chamar o povo de incompetente. Discurso Tradicional. Normal. Comum. Mas e o Como? E o sobre o jeito do que temos feito? Isso não vem ao caso para eles. O que precisamos é de gente competente, sabia?  Papagaios, não.
Acho que sim, precisamos mesmo jogar bola. Aposto que muitos dos que criticaram a propaganda, jogam bola de vez em quando para relaxar a cabeça. Mas esses podem: estudados, evoluídos… esses não estarão sendo dominados e controlados por uma propaganda  do demo que quer fazer com que você não saia de casa e fique só se preocupando em gritar Gol… manipulados, todos nós. Aliás, o discurso rebelde pula da propaganda. No dia em que a vi pela primeira vez, já sabia onde daria. Não deu em outra. Menos manipulados? Não houve discussão? Sou o do contra então! Prefiro isso, discussão. Há tanta burrice quando ser manipulado é ser manipulado e se acha que está salvando o mundo. Coitados…
Jogando bola, a gente se diverti, se exercita, relaxa. Agora, pra quem morou onde não há opções de lazer, nasceu, assim como eu, na margem da sociedade topetuda que bate no peito e chama o povo de burro, devemos sim jogar bola! Do que adianta lutarmos? Somos peixes tão pequenos. Tudo bem que “juntos teríamos força para mudarmos o mundo” e todo aquele senso comum de boteco. Mas até para isso precisaríamos ter a cabeça fresca. Uma coisa não exclui a outra. A gente precisa de dinheiro. Precisa de arte. Cultura. Precisa de uma revolução para derrubar nossos governantes filhos da puta. Mas enquanto isso, vamos em frente. O mundo precisa de ludicidade. A vida é bela. Lembra? Em meio à guerra, o lúdico. Enquanto a tal elite intelectual topetuda e hipócrita não faz, enquanto a gente não faz, enquanto as coisas acontecem tropicantes, não crie preocupações. #vamosjogarbola! Ou #morrerdecâncer!

Um comentário:

  1. "A gente precisa de dinheiro. Precisa de arte. Cultura. Precisa de uma revolução para derrubar nossos governantes filhos da puta. Mas enquanto isso, vamos em frente. O mundo precisa de ludicidade."
    Para que esbravejar e falar e falar e não fazer nada,não colocar em prática no dia-a-dia ,né?!
    É só uma propaganda!Um evento esportivo,futebol(que tomou uma proporção enorme no nosso país),exercício físico que faz bem pro corpo...

    ResponderExcluir