quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Sobre os conceitos de riqueza

A maior riqueza do ser humano é a vontade que ele tem de se tornar rico?

A pobreza de espírito tem haver com a financeira?

Mais perguntas vem soando em minha mente há algum tempo. As pessoas buscam sempre o que precisam para si. Existem aqueles que precisam de status, e para isso, um bom emprego é o mais importante. Existem outros que precisam de um status intelectual, daí entrar numa boa universidade tem haver com se tornar um ser humano melhor. Exitem aqueles ainda que só pelo fato de estarem em qualquer tipo de Universidade já se consideram superiores. Há aqueles que roubam, matam e sequestram por status. E deixo aqui bem claro, que nem sempre são os mesmos que querem dinheiro. Só o fato de ser respeitado faz com que a pessoa se sinta melhor. Há os que buscam na beleza a verdadeira riqueza. Tomam remédios, malham sem parar, e vendem a um bom preço aquilo que lutaram tanto para conseguir. Ainda há os atletas, os nerd's do RPG (o status está em ser o guerreiro mais poderoso, o mestre mais respeitado), os blogueiros, atores, músicos...

Nessa infinidade de riquezas e pobrezas, nossas mentes enlouquecidas por tentarem desvendar o que esperam da vida, se calam. Nossas doenças causadas pelo extresse são puramente fruto de busca de riquezas. Não irei aqui entrar em méritos filosóficos e afirmar uma riqueza maior. Poderia citar o amor, mas até mesmo ele pode vir acompanhado de status por trás. Daí alguns "pescoçudos" afirmarão: "Mas o amor com status não é amor... Li na 'Caros Amigos'!". Eu particularmente só queria o respeito das pessoas entre as pessoas. O status inferioriza as pessoas. Mas eu não me sinto inferiorizado, por exemplo, pelo cara que tem biceps maiores que os meus! Ou será que fico? Ou será que nem sei mais se fico? Quem sabe nego tudo aquilo que não conseguirei, ou aquilo que acredito não conseguir, ou finjo não dar importância!?

Muitos seres humanos querem ser melhores que os outros. Lutam pelo puro status. A esses, chamamos de "egocentristas", "arrogantes", algo assim. 

Muitos outros seres humanos não querem ser melhores nem que a eles próprios. Já se dão por vencidos, antes do ínicio da batalha. A esses chamamos de "perdedores", "derrotados", "ignorantes", ou algo assim.

Ou seja: Nada é bom o bastante para o mundo? Nada é importante demais para a sociedade?

Não penso, novamente em ser filosófico e nem em resolver nenhuma dúvidade na cabeça de ninguém. Somente compartilhei mas essa confusão gerada por todos vocês, seres humanos. Todos que lutam diariamente para serem melhores do que nada; ou para não serem piores do que consideram "pior"...

Nojento, não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário