domingo, 20 de fevereiro de 2011

O inusitado conto do encontro - Ato 1

Você, estimado ledor encucado, já se pensou, enquanto ajuízado, em encontrar, depois de carunchoso, longevo, senil, um você quando novo? Pense: Andando pela rua, tropica em biboca de calçada, cai de cara em pé pequeno, vê sapato bonito, aparente nostalgia. Ao olhar vê rosto familiar, de ontem na feira, de álbum de família, de capa de revista... de espelho. Lembra-se que se esqueceu como foi, como era. Pois foi em exato, nem tirando ou colocando nada, que aconteceu comigo dia desses. Antecede a isso dia morno, em temperatura e temperamento. Tinha trânsito, vaga para idosos em estacionamento chinfrim. Espairecendo nos corredores de Hospital, curava doenças, contagiava-me de outras.
Ah, mas quisera eu que o acontecido fosse em outro lugar. O destino deu ares de clichê à minha verídica história. Ora, claro que poderia mudar o lugar para melhores efeitos, o que não traria nenhuma perda de sentido; manteria sua verossimilhança. Mas foi na Avenida Paulista, entre o Metrô Trianon-Masp , um orelhão e uma banca de jornais que originou-se esse conto. A criança, pasmem, andava desacompanhada. Minha mãe nunca ia deixar tamanho de ser zanzando por aí sem supervisão de gente grande. Na queda, tropeção, encontro, não há nada de simbólico, parem de procurar, caros literatos. Lá estava eu pequeno, do outro lado. Não tinha mais que oito anos. Nem perguntei. Há perguntas que não podem ser feitas, por perigo de serem respondidas. Olhei nos meus menores e melhores olhos, lá no fundo. Perguntei seu nome, pergunta tola. Como nunca fui de aturar tolices, respondi a altura. Respondeu. Aliás, pausa.
Sabes, como eu, que somos o mesmo. Se não sabia, agora sabe. Aquele era eu quando criança. Mas como no presente me figuro como adulto, idoso se preferir, chamarei ao menor de "ele". Causa-me estranheza em referir-me a mim em terceira pessoa. Mas é para não confundi-lo. Mais. Fim da pausa.
Chamou-me burro. E riu. Disse que eu mudara. Respondi que não era verdade.
- É que não é sempre que se encontra com a gente menor.
- Ficou bonito. Nunca imaginei que ficaria assim. Te imaginava gordo e feio.
- Já fui. Hoje o deleite da morte me deixou assim.
- Sempre chorão.
- Melancólico.
- Sempre metido a sabidão.
- Brilhante.
- Sempre não aceitando perder. Ficou parecido com o papai.
- Sempre fui.
- Eu não sou.
- Logo vai ver que é.
- Ele é chato.
- Você também.
E rimos. Ríamos das coisas que aprendíamos uns com os outros. Parecia que um daqueles bons espelhos estava em minha frente. Ou espelhos bons, como preferir. Parecia que olhava para um antes bem distante. Que as camadas de minha vida haviam caído e lá estava um "eu" sem as poluições e as nojentices da vida. Sabe quantas mentiras haviam nessas camadas? Quantas horas de pensamentos ruins? Quantas toneladas de inveja, de amores perdidos, de calejamentos sociais? Era quase como a luz da essência humana. Era o não social, o verdadeiro. Era o "eu" invejável.
- Isso tudo é tão lindo!
- Mudou muito. Aliás, nunca veio aqui, não é?
- Não. Você está muito esquecido.
- São os problemas.
- Eu nunca entendi por que adulto tem tanto problema.
- Nem eu.
- A gente pode conhecer alguma coisa legal?
- Ahan! Agora sou médico.
- Mas eu não to doente!
- Mas eu tenho dinheiro.
- Ficou rico?
- Perto de antes, milionário!
- Mas como foi isso? Mamãe duvida que eu possa ser até lixeiro, só porque sou gordinho!
- Te conto no caminho.

(CONTINUA)

3 comentários:

  1. Mancas esse continua ai hahahah, mas mto bom. Só que o fundo preto com letras brancas não curti tanto...

    ResponderExcluir
  2. hihi! continua! continua! (eis uma crônica muito mais gostosa de se ler do que muitas que a gente vê impressas em livros por aí.)

    ResponderExcluir