segunda-feira, 5 de outubro de 2009

O que merece um texto?

Quais são os acontecimentos que merecem um texto?
Como tenho postado com frequência, ora ou outra pessoas dizem que coisas merecem textos. Daí resolvi escrever sobre isso.
Outro dia escrevi sobre um risco no céu. Também já escrevi sobre dias ruins. Já falei sobre sofrimento, medos (isso sempre!), momentos importantes, coisas sem sentido. Em análise, pude concluir que quase tudo em nossa volta merece um texto. Porém, há sempre um porém. Tem coisa que escrevi para descarregar minha tensões. Coisas que precisava materializar em meu blog, em um caderno. Precisava, portanto, tirar de mim. Essas coisas talvez não merecessem um texto. Precisavam deixar de me atazanar.
Existiram outras que precisavam ser escritas para dizer algo a alguém. Uma carta que não chega ao destinatário, que o medo faz você guardar pra sempre. Esses textos as vezes eram postados, mas nem sempre eram lidos por quem deveria ler. Ou seja, faziam de forma perfeita seu papel. Mas há coisas que merecem ser eternizadas. Em conversa com uma amiga, disse a ela que deveria escrever coisas mais alegres. Ela me disse que não conseguia, por uma questão quase de estilo. E na verdade, quando se fala em escrever, quase sempre entramos em aspectos sentimentais e coisas do tipo. Logo, não conseguimos falar de coisas boas, até porque, como disse um outro amigo "não perco tempo escrevendo coisas boas, pois prefiro vivê-las". Faz muito sentido.
Mas eu prefiro escrever sim. Quando escrevo sobre alguma coisa boa, algo que realmente merece um texto, lá não fica marcado somente um ocorrido, um fato. Lembro do que senti, como senti. Lembro inclusive de como estava no dia que escrevi.
Alguns meses merecem textos. Algumas amizades merecem também. Amores, família, coisas diversas. Nesses momentos esqueço de escrever como um profissional, para descrever minha vida (e no meu blog posso, o que talvez em meu livro ou crônica não poderei), pra depois me lembrar de como foi bom.
Agora por exemplo, comecei a namorar uma mulher maravilhosa. Isso merece um texto. Mas preferi dizer assim, pra você notar o quanto isso realmente mereceria um texto. Tanto que está aqui. Minha vida merece um texto, assim como tudo que acontece comigo. Depois, vira história.

3 comentários:

  1. Calma. tenho três coisas para falar:
    Primeiro: "...uma mulher maravilhosa..." = minha amiga liiiinda!!!!AAAAAAAAAAAA
    srsrsrrsrs

    Segundo: Eu sou a amiga que escreve coisas tristes e que fala "hum...isso mereceum texto!"
    AAAAAAAAAAAAAAAAAA
    srsrrsrsrs

    Terceiro:Que jeito mais intimo e fluido de expressar coisas que normalmente passariam despercebidas, que seriam comuns...e ai vc vem e cria toda uma atmosfera envolvente que não me deixa parar de ler, que me faz correr pra saber o final e que me faz terminar a leitura com um sorrisinho no canto do rosto que surge, sem me dar conta, em direção a tela do computador.
    É magico!!!
    Demais!!!

    PS:Temos que arrumar algumas palavras!!

    Beijoooo!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela parte que me toca: "não perco tempo escrevendo coisas boas, pois prefiro vivê-las."
    hahaha

    ResponderExcluir